O primeiro passo para quem quer começar a ajudar o meio ambiente é a reciclagem. Muita gente pode pensar que dá muito trabalho e já ficar logo com preguiça, mas é muito mais simples do que você imagina!
Por isso, para ajudar você nesse primeiro passo no mundo da sustentabilidade, daremos algumas dicas e informações básicas. O resto é com você!
Primeiro de tudo, o mais fácil é começar a reciclagem dentro de casa. Para isso só precisa de dois cestos que possa dividir entre “orgânico” e “reciclável”. O orgânico é todo resto de alimento, como cascas de legumes, frutas, raízes e folhas (pode incluir nessa lista também o guardanapo sujo). Já o reciclável é composto principalmente por papel, papelão, vidro, plástico e alumínio.
É importante que o lixo reciclável seja limpo, como por exemplo, caixa de leite e pote de iogurte. A limpeza deve ser feita apenas com um pouco de água para retirar os resíduos restantes das embalagens para que não fique com cheiro. Não precisa usar muita água!
No caso do descarte de vidro, é importante embrulhá-lo em jornal e escrever VIDRO, para que quem for recolher o material não se machuque. Um material mais “complicado” de ser reciclado e que muita gente descarta de forma errada é o lixo eletrônico, como celulares, televisões, tablets, computadores etc.
Quanto maior o objeto mais difícil de sabermos onde descartar. Eletrônicos menores são mais fáceis fazer o descarte porque muitas companhias telefônicas têm em suas próprias lojas locais de descarte e encaminham para que esse material tenha o fim correto. De qualquer forma, objetos maiores podem sim ser reciclados e você pode procurar na internet pontos de descartes disponibilizados pela prefeitura. O mais importante é que esses objetos não parem em locais errados pois sua decomposição além de lenta implica na contaminação por substâncias tóxicas que esses objetos possuem.
Não mudamos nossos hábitos da noite para o dia, por isso, tenha paciência consigo mesmo e aos poucos o ato de reciclar será um processo simples e prazeroso.