HERÔ Skin Beauty

O MEU TIPO DE PELE PODE VARIAR DE ACORDO COM AS ESTAÇÕES E O CLIMA?

Nosso país tem uma extensão continental, com diferenças geográficas e climáticas. Embora seja predominantemente tropical, o clima afeta diretamente a pele das pessoas nas diferentes regiões e, com isso, o cuidado que se deve ter com ela.

A maioria das pessoas têm pele mista, também há a seca, oleosa e normal. Cada uma com suas especificidades e necessidades.

A pele mista apresenta oleosidade na zona T, que compreende a testa, o nariz e o queixo, enquanto as outras áreas são mais secas. Já a normal tem os poros pequenos, produz uma quantidade normal de gordura, sem excesso de brilho.

A cútis oleosa tem aspecto mais brilhante. Por diferentes causas, como genética, alimentação e estresse, ela gera maior quantidade de sebo, tem poros mais dilatados e maior tendência à formação de acnes e espinhas.

O que caracteriza a pele seca é a descamação pelo corpo todo e, no rosto, poros pouco visíveis e pouca luminosidade. Originada por diferentes causas, esse tipo de superfície perde água em excesso.

Assim como há diferenças nas características de cada uma, a atenção dada também deve ser distinta, principalmente com as mudanças no clima.

Continue a leitura deste artigo e acompanhe a rotina de cuidado que cada tipo de pele deve ter nas estações do ano para se manter saudável e linda.

Cada clima, um cuidado diferente!

Apesar de ser um país tropical, as diferentes regiões têm suas peculiaridades em muitos aspectos, e o clima não foge dessas características. Por exemplo, enquanto a atmosfera é úmida e quente na região Norte na maior parte do ano, a área Sul do Brasil apresenta um frio extremo no inverno.

Essa distinção afeta diretamente a população que vive nesses lugares, sendo visível qualquer alteração na cútis.

Primavera

Com temperatura bastante agradável e ar mais úmido, a estação das flores apresenta um clima bem equilibrado de dia e à noite.

Contudo, não podemos descuidar da cútis, que deve ser bem hidratada nessa estação. Beber a quantidade ideal de água vai garantir o cuidado necessário do organismo por dentro e por fora.

Os banhos relaxantes podem ser potencializados com sabonetes e esfoliantes corporais para estimular a sensação de frescor e pele macia.

Hidrate com o creme adequado ao seu tipo de pele, mesmo a oleosa precisa de hidratação, portanto converse com seu dermatologista sobre o produto ideal.

Se a superfície do seu corpo ainda estiver extremamente seca como consequência da estação anterior, o inverno, aposte em cremes mais potentes.

Não se esqueça do protetor solar e garanta uma pele delicada e sedosa como uma flor.

Verão

A estação mais quente do ano pede atenção redobrada, pois o calor pode causar muitos danos.

A pele oleosa é a que mais sofre com o aumento da temperatura. O excesso de luminosidade e gordura pode ser controlado com produtos adstringentes que limpam profundamente e tonificam.

Além disso, a proteção contra os raios UVA e UVB deve ser elevada. As loções são indispensáveis e procure usar de acordo com as instruções do fabricante para garantir a eficácia do produto.

Roupas e acessórios, como óculos e chapéus também protegem e produzem um visual incrível, com a cara da estação.

Outono

Com as temperaturas mais amenas, os cuidados se tornam diferentes.

É comum a aparência e textura da cútis sofrerem alterações no outono, por isso, não exagere na limpeza, pois pode ressecar mais e provocar o efeito rebote nas peles oleosas.

Os banhos quentes costumam gerar mais ressecamento, portanto precisam ser evitados.

A proteção solar é imprescindível também no outono, assim como nas outras estações do ano. Uma pele protegida dos raios solares é muito mais saudável.

Inverno

Mais uma mudança de estação e a rotina de cuidado também deve mudar. Em lugares onde o clima é mais frio, evite lavar o rosto com água muito quente. Nos locais em que não há inverno rigoroso, como as regiões Norte e Nordeste, não use água muito gelada. A superfície corporal não gosta de extremos, então, lave o rosto e o corpo com água morna.

Use sabonete ou gel de limpeza que não altere o pH da pele. Intensifique a hidratação, pois no inverno, as superfícies ficam mais propícias ao ressecamento.

Todas as estações pedem cuidado!

Se você deseja manter a sua cútis saudável, vai precisar dispensar um momento do seu dia e seguir alguns passos indispensáveis:

1 . Comece com a limpeza; uma higienização adequada é parte fundamental para manter a cútis bonita e saudável.

2. O bronze do é sempre muito bonito e traz uma aparência de saúde, mas não se engane, o excesso de bronzeamento pode ser muito prejudicial à saúde. Tente não exagerar na exposição ao sol, principalmente nos horários em que a incidência dos raios está mais forte.

3. Hidratação é essencial por dentro, com muito líquido, e por fora, com os produtos apropriados. Atualmente, o mercado de cosméticos traz opções para todas as ocasiões e necessidades.

4. Fique de olho na temperatura da água que você usa para banhar-se. Ela precisa ser morna e agradável para não agredir a sua cútis.

5. Nunca dispense o protetor solar. Ele vai proteger você inclusive dos raios causados pela luz artificial e da luminosidade emitida pelos eletrônicos, fazendo com que sua pele fique protegida, evitando o fotoenvelhecimento.

6. Se a sua epiderme apresentar manchas, trate-as com um profissional. O inverno é a melhor época para fazer alguns tipos de procedimentos, como os à base de laser, pois é quando há menor ocorrência dos raios UVA e UVB.

Preste atenção aos sinais do corpo!

Por falar em manchas, você sabia que elas são um sinal de alerta? Quando surgem, seja no rosto ou no corpo, é indício de que algo mudou no seu organismo. Então, visite um dermatologista para saber a causa e tratá-las.

Assim como as manchas, as acnes também podem surgir por diferentes razões, mas principalmente nas peles mais oleosas por causa do excesso de gordura produzido.

Outras alterações que você pode notar são: micoses ou infecções causadas por fungos e lesões que não cicatrizam facilmente.

Diante de qualquer sintoma ou aspecto diferente da sua epiderme, busque ajuda médica para saber as razões e tratar de maneira correta.

Não descuide dos lábios

É muito comum as pessoas darem mais atenção à pele do rosto e do corpo e se esquecerem de cuidar dos lábios. Mas saiba que essa é uma região bastante delicada, e que sofre com as alterações no clima, por isso merece atenção especial.

Use produtos específicos para essa região, assim você vai garantir lábios belos e sadios.

Conquiste os lábios perfeitos

Para ter lábios lindos e perfeitos, veja a seguir as dicas que preparamos especialmente para você:

Hidratação acima de tudo: escolha um bom hidratante labial e beba bastante água.

– Protetor solar específico: use protetor labial diariamente.

– A esfoliação é bem-vinda com muita cautela: isso ajuda a renovar os lábios e evitar que eles rachem.

– Nunca puxe as “pelinhas” soltas: este hábito pode machucar os lábios, deixando a região vulnerável a infecções.

– Cuidado com o tipo de batom: dê preferência aos que usam matérias-primas naturais, sem metais pesados e com textura hidratante.

Conclusão

Apesar de toda preocupação que uma pele saudável exige, dar a atenção necessária fará com que, além de evitar os sinais do envelhecimento precoce, conservando sua beleza, a saúde seja preservada, pois evitará doenças de pele, promovendo bem-estar.

Essas precauções também passam por uma rotina de limpeza e aplicação de produtos e, principalmente, pelo cuidado com a hidratação e a alimentação, especialmente com as mudanças climáticas.

Finalmente, lembre-se de que as estações passam, mas o autocuidado não deve passar. As variações no clima pedem adaptação nos produtos que você irá utilizar, e nunca descuide da proteção.

DESCONTOS, PROMOÇÕES E MAIS!!!
Receba todas as novidades e lançamentos em primeira mão e ganhe 10% de desconto na sua primeira compra.

* campos obrigatórios